FANDOM

Sobre Brecht Edit

Eugen Bertholt Friedrich Brecht (Augsburg, 10 de fevereiro de 1898 — Berlim Leste, 15 de agosto de 1956) foi um destacado dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX. Seus trabalhos artísticos e teóricos influenciaram profundamente o teatro contemporâneo, tornando-o mundialmente conhecido a partir das apresentações de sua companhia o Berliner Ensemble realizadas em Paris durante os anos 1954 e 1955.

Ao final dos anos 1920 Brecht torna-se marxista, vivendo o intenso período das mobilizações da República de Weimar, desenvolvendo o seu teatro épico. Sua praxis é uma síntese dos experimentos teatrais de Erwin Piscator e Vsevolod Emilevitch Meyerhold, do conceito de estranhamento do formalista russo Viktor Chklovski, do teatro chinês e do teatro experimental da Rússia soviética, entre os anos 1917-1926. Seu trabalho como artista concentrou-se na crítica artística ao desenvolvimento das relações humanas no sistema capitalista.

Recebeu o Prêmio Lenin da Paz em 1954.

Brecht e a Antropofágica Edit

O Trabalho de Bertolt Brecht é uma fonte de pesquisa e inspiração presente em todos os trabalhos da Antropofágica.

Textos de Brecht que Inspiraram peças da Antropofágica Edit

Terror e Miséria no Terceiro Reich - Foi um dos modelos dramaturgicos estudados para a criação da Trylogia (Terror e Miséria no Novo Mundo)

Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny - Serviu de inspiração para a criação de Mahagonny, Marragoni